Todo começo é difícil, mas se não começar, como iremos alcançar nossas metas? — Fernando Fontes
Hoje, depois de algum tempo desenvolvendo softwares e ter ultrapassado várias dificuldades, tanto técnicas como de mindset, vejo e aceito que todo começo é difícil e doloroso.
Mas isso nem sempre estava claro para mim…
Estou escrevendo esse texto para quem está começando na sua carreira ou já trabalha, mas tem pouquíssimo tempo de experiência.
1. Começar é doloroso, não começar é pior ainda
Aceite isso a partir de agora: Todo começo é doloroso. Seja começar um novo emprego ou aprender algo novo, você vai encontrar obstáculos.
Ao longo do tempo, você irá ultrapassar esses obstáculos e o que antes era muito complicado ou “impossível”, já não é mais problema ou se tornou trivial. Tenha objetivos e foque no processo.
2. Cuidado com o impostor
O imposto que me refiro, seria você mesmo! Sabe aqueles sentimentos de insegurança, medo de não ser bom o suficiente, ansiedade, baixa autoestima, etc… Todo esse misto de emoções podem está prejudicando o seu potencial crescimento e inibindo grandes conquistas na sua vida!
Para de subestimar suas habilidades e o seu cognitivo. Acredite e aceite que as habilidades devem ser desenvolvidos ao longo do tempo. Pense no que você pode vir a ser!
Tenho uma sugestão de livro: Mindset: A nova psicologia do sucesso.
3. Reconheça suas conquistas
Saiba ser grato pelas conquistas logradas por você! Pode não fazer sentido ou parecer frase de coach, mas você só começará a ter mais quando agradecer o que você tem hoje. Seja GRATO pelo o que você conseguiu até aqui e a pela pessoa que você é.
- Conseguiu algo importante?
- Aprendeu algo importante?
- Recebeu aquele e-mail que estava esperando (um novo contrato ou um novo emprego)?
Agradeça e tenha fé que você pode conseguir muito mais!
4. Abomine a necessidade de reconhecimento
Pode parecer estranho, mas foi um pensamento que me ajudou muito. Ser elogiado ou reconhecido por alguém é essencialmente muito bom, é um feedback de algo que você fez bem feito, porém é apenas como um feedback, nada além disso.
Ser julgado como bom ou ruim por outra pessoa é apenas uma medida baseado no critério dessa pessoa (do que é bom ou ruim). Se você focar em correr atrás de elogios, estará apenas querendo se adaptar aos critérios de uma outra pessoal e esquecendo que você é o verdadeiro “juiz”, no sentido de saber que está no caminho certo e que, de fato, está sendo útil para a comunidade.
Faça artigos, contribua em projetos open-source, trabalhe pro-bono para alguma instituição da sua cidade, proponha melhorias nos processos atuais da sua empresa, ajude pessoas.
Seja útil e faça contribuições para um contexto maior.
Conclusão
Espero que o artigo tenha sido útil para você. Muito do que eu escrevi foi baseado em experiências que tive e na leitura de alguns livros. Vou deixar alguns aqui em baixo:
Leave a Reply