Imagem com plantas e uma caveira

Memento Mori — Lembre-se de que um dia você vai morrer

Olhe ao seu redor. Não se esqueça de que você é apenas um homem. Lembre-se de que um dia você vai morrer.

Vi uma publicação no Likendin e me motivei para escrever este artigo baseado na minha leitura de Meditações — Marco Aurélio. São apenas pensamentos e interpretações que tive da leitura do livro.

Memento Mori

Memento mori é uma expressão muito antiga e muito muito atual. Marco Aurélio, no seu livro Meditações, mostra como as coisas que temos ou somos, são temporárias. Refletir e lembrar da nossa mortalidade, nós dá mais motivação em focar no que é realmente importante ou prioritário.

[17] Não te conduzas como se estivesses destinado a viver 10 mil anos. A fatalidade está no teu encalço. Enquanto ainda vives, enquanto há possibilidade, sê da estirpe das pessoas boas. — “Meditações” by Marco Aurélio

Ignore os “vizinhos”

Procura não se importar com o que os teus “vizinhos” fazem ou deixam de fazer. A verdadeira realidade é aquela que você vive. Procura focar nas tuas próprias ações!

Vigie os seus pensamentos

Marco Aurélio fala algo muito interessante e digno de reflexão

[8] Dificilmente se vê como algo que resulta em infelicidade não examinar o que se passa na alma alheia; contudo, aquele que não acompanha de perto os movimentos de sua alma é necessariamente infeliz.

Precisamos ouvir os nossos pensamentos e adequá-los a realidade. Se preocupe menos com eventos externos e inúteis. Procure proporcionar a si mesmo a fé em algo verdadeiramente maior.

Devemos procurar sabedoria sobre as nossas emoções, principalmente na cólera. Lembre-se que a qualquer momento você poderá deixar esta vida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *